-
Arquitetos: Flavia Torres Arquitetura, Marina Portolano Arquitetura
- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: AutoDesk, Baraúna, Cia das Telhas, Deca izy, Decorart, Estúdio Bola, Firgal, Franke, Ovo, Projeto de pedra, REKA, Teto Móveis, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento encontrava-se em uma situação privilegiada: no único andar do prédio onde cada unidade possuía um jardim na sua área externa. Uma premissa fundamental era, portanto, valorizar a conexão com o exterior.
Uma forma de explorar essa situação foi fazer com que o jardim entrasse dentro deste apartamento-casa. Para tanto, foi proposto, no hall de entrada, um jardim sob a escada que dialoga com o a área externa adjacente a ele. O revestimento do piso ali é feito em tijolo cru. O mesmo material é também encontrado no terraço externo a sala de estar. Mescla-se, portanto, o dentro e o fora. No deck externo foi também proposto um pergolado em estrutura metálica e madeira que promove o sombreamento para o uso em dias ensolarados e possibilita a permanência externa mesmo em dias de chuva, com uma mesa para almoços compartilhados.
O projeto buscou criar uma linguagem que conectasse as áreas comuns do apartamento a partir do uso dos materiais. Para promover essa relação espacial escolhemos o ripado em madeira, aplicado no hall de entrada onde promove a sensação aconchegante de se chegar em casa e em um armário linear entre sala de estar, cozinha e área de serviço - que conecta e equipa esses ambientes com armários para armazenamento e infraestruturas necessárias.
No segundo andar encontram-se os quartos: do casal e do bebê, além de um pequeno escritório. Para cada ambiente peças especiais em marcenaria foram desenhadas com o objetivo de comportar, da forma mais adequada possível, a vida de cada morador.